segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA



Olá pessoal!

Estamos no mês de Outubro e neste mês é muito divulgado o Movimento Outubro Rosa, que é a luta contra o câncer de mama. 

É muito importante a prevenção da doença, e esse mês foi escolhido para essa campanha que tem como símbolo um laço rosa.

Na semana passada no dia 07 de Outubro, eu perdi uma amiga que estava com câncer de mama, ela tinha apenas 30 anos e deixou 2 filhos. 

Era uma amiga de infância, uma pessoa muito forte, guerreira e sorridente.

Muitas pessoas foram despedir-se dela e em meio a emoção e as lembranças da infância e um pouco da adolescência que passamos juntas, percebi a mulher admirável que ela se tornou.

Só quem perde alguém querido dessa forma, sabe como é importante alertar as pessoas, para que se cuidem e se previnam.

Só a mamografia é capaz de detectar tumores em sua fase inicial, pois eles têm menos de 1 centímetro, sendo impossível de serem percebidos apenas pela palpação. 

Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura.

Todas as vezes que alguém encontrava essa minha amiga e perguntava como ela estava, a resposta era sempre a mesma: "estou bem", seguida de um largo sorriso.

Claro, que ela contava suas dores e das dificuldades do tratamento, mas, mesmo com dores e medicação forte ela sorria e levava uma mensagem de fé e esperança para todos que a conheciam.

Fiquei pensando sobre a vida, sobre como reclamamos por causa de uma simples dor de cabeça, ou do mau-humor que temos quando as coisas não saem como nós gostaríamos.

Decidi sorrir mais, ser mais grata pelos momentos por mais simples que eles sejam. 

Na oração que fizeram para ela, foi dito que minha amiga guardava a sua dor no bolso e sorria para todos para não entristecer ninguém, e isso era verdade.

Ela se foi, mas, com muita dignidade e a única coisa que podíamos ofertá-la naquele momento era o nosso respeito, lágrimas e aplausos.

Gente, não vim entristecer ninguém com este post, apenas quero conscientizar um pouco à todos, inclusive a mim, pois quero fazer a mamografia todos os anos.

Também decidi homenagear a minha amiga e passar a mensagem de que precisamos sorrir mais para a vida, independente da dor que estamos carregando.

O post de hoje foi mais para nossa conscientização e uma forma de expressar o amor e carinho que tive por essa pessoa tão querida e que se foi.

Fiquem com Deus.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário